quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade 2.6




PLANO DE AULA

TEMA – CANTIGA DE RODA
TÍTULO – ROSA JUVENIL
PÚBLICO ALVO – 4º ANO
IDADE – 9 ANOS
DURAÇÃO – 3 SEMANAS
PROFESSORA – MARIA LUCIA DE SOUZA

JUSTIFICATIVA

É através da brincadeira que a criança desenvolve a socialização e a expressão corporal.
A música é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança.

OBJETIVO

Vivência da criança com a música e os movimentos.
Saber a música de cor para poder participar.
Resgatar com nossas crianças a cantiga de roda.

EXPLICAÇÃO DA LETRA

A letra da canção lembra a história do conto de fadas. Tanto meninos quanto meninas têm um papel a representar, que guarda relação com aspectos culturais ainda presentes em nossa sociedade.
A alegre Rosa Juvenil, que é enfeitiçada pela bruxa e salva pelo príncipe. A encenação realizada durante a brincadeira trata desse pequeno drama.

ROSA JUVENIL

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar,
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a rosa assim, bem assim
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem

CONTEÚDO

LÍNGUA PORTUGUESA
Letra da música
Leitura várias vezes da letra para aprender e decorar

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Confecção das máscaras
Ensaio da brincadeira

EDUCAÇÃO FÍSICA
Apresentação da brincadeira

DESENVOLVIMENTO

As crianças estarão dispostas em rodas e de mãos dadas.
A roda forma o cenário para a história da rosa, da bruxa má e do belo rei (escolhe-se 03 crianças para representá-los).
A rosa saltita no centro da roda até aparecer a bruxa má e adormecê-la (ao comando da cantiga). A roda representa o tempo (que corre) a o mato (que cresce e se fecha em torno da rosa).
Mas surge o belo rei, que desperta a rosa (tocando a sua cabeça), e acabam saltitando felizes e escolhendo seus sucessores.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão:

  • Máscaras
  • Rádio
  • Fita cassete
  • Máquina fotográfica
  • Filmadora
  • Letra da música
  • Gravador

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará durante todo o trabalho desenvolvido, verificando se os objetivos a que foram propostos, estão sendo alcançados, garantindo o sucesso do trabalho.

Um comentário:

  1. The best casinos, roulette, blackjack, and poker rooms for
    The best casinos, 의정부 출장마사지 roulette, blackjack, and poker rooms for beginners · Play the best slots · Get 논산 출장마사지 best bonuses · Play 남양주 출장안마 for real 충청북도 출장안마 · Stay up to date on 당진 출장샵 all

    ResponderExcluir