quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividade 1.1


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Hoje em dia há muitas crianças com dificuldade de aprendizagem e por outro lado as pessoas tem mais tempo para aprender.
A tecnologia está trazendo uma nova forma de aprender uma infomação rápida e que não demanda muito esforço.
A escola não pode ignorar a informatização e sim tentar se aliar pois as informações que nos rodeiam não devem ser consideradas como verdade absoluta, necessitam de uma olhar critico construtivo.
Para construir um texto precisa saber escrver respeitando a pontuação, coesão e coerencia e isso que passa é a escola.
A escola hoje deve trabalhar para formar cidadões para uma sociedade aberta e democrática. Instruir para que toda informação se transforme em conhecimento.
Há muita informaçõ mas são poucos que conseguem converter em conhecimento e que isso seja para sua vida e para seu crescimento pessoal.
Não há mais só uma verdade absoluta, a parendizagem deve ser constantemente repensada, reavaliada e inovada.
O sistema educacional não pode formar cidadãos para cada uam dessa necessidades: aprender conhecimento que usaremos daqui a 10 anos, acompanhar o ritmo da tecnologia. A escola pode formar cidadãos que sejam amais flexiveis, eficazes e autonomos, tendo estrategias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem.
Uma das metas da educação para atender exigencias da nova sociedade da aprendizagem, seira fomentar nos alunos a capacidade de gestão do conhecimento.
Ensinar aos alunos cinco tipos de capacidades para a gestão matacognitiva do conhecimento.
  • Competencias para aquisisção da informação.
  • Competencias para interpretação da informação.
  • Competencias para analise da informação.
  • Competencias para compreensão da informação.
  • Competencias para comunicação da informação.
Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, mas o acesso a esse conhecimento não é fácil.
Diante desse problema necessita-se revalorizar a importancia dos processos de aprendizagem ou de aquisição do conhecimento, para que todos tenham acesso ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário