quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 4.4

Planejando a produção de um documento multimídia

A unidade 1 foi subdividida em várias atividades, a Tecnologia na sociedade, na vida e na escola, onde lemos e procuramos entender e responder aos questionamentos. A partir da poesia de Fernando Pessoa foi elaborada uma síntese a respeito do nosso papel na sociedade e de como mudou nossas aulas. Falamos também sobre o professor como aprendiz, tanto no passado como no presente e, também como o papel do professor é complexo, com a tecnologia na escola o professor teve de se atualizar. Como tudo o que usamos na escola faz parte do dia a dia a tecnologia também. Ela se faz presente no lápis que utilizamos no caderno, no livro, na carteira, na lousa, no rádio, na TV, no DVD, ou melhor, dizendo, tudo o que há na escola passou por uma tecnologia. Os computadores estão funcionando há pouco tempo porque o estabilizador precisou ser trocado.
Na unidade 2 foi trabalhada a internet, o hipertexto e a hipermídia. Quando navegamos pela internet, vagamos um pouco pelos diversos sites, navegamos sem rumo para ver onde isso vai dar. Inicialmente navegamos livremente pelos sites e em seguida realizamos discussões sobre as diferenças que houve nos caminhos percorridos. Fizemos pesquisas sobre os conceitos de hipertexto, navegamos a deriva e depois fizemos um relatório conceituando o que é um hipertexto e aprendemos como navegar sem se perder. São muitas e muitas páginas onde se fala sobre o hipertexto, onde um texto é sobreposto a outro, que se pode pesquisar em um só texto todas as possibilidades de se inteirar de outras explicações, sem nem mesmo mudar de site, muda-se só a página.
A hipermídia é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até extrair textos, imagens e sons, cuja sequencia construirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário. Foi criado um blog para postarmos os nossos trabalhos e montar um hiper portfólio. No blog foi postado também um projeto sobre brincadeiras, onde teve a colaboração dos professores do curso da Proinfo. O projeto foi executado com o uso de vários aparelhos tecnológicos.
Na unidade três trabalhamos o currículo, projetos e tecnologia. Nós assistimos a uma entrevista com Pedro Demo que nos fez refletir sobre os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola. Refletimos de como foi desenvolvido a prática dialógica com nossos alunos e, também quais são as estratégias que utilizamos para criar o ambiente de livre expressão com o uso da tecnologia. Escolhemos um tema relacionado à série em que trabalhamos e fizemos um quadro de respostas, visitamos alguns sites com textos informativos e imagens, com vídeos relacionados a nossa proposta de trabalho. Criamos um plano de aula relacionado a um assunto que achamos interessante e que poderia interessar também aos alunos.
Pesquisamos na internet sugestões de outros professores sobre o tema escolhido. Conceituamos projetos como um trabalho com tempo determinado, onde o professor deve definir o tema abordado, fizemos o planejamento geral do projeto, elaboramos as atividades, pesquisamos e apresentamos o projeto e esperamos o sucesso do mesmo. Um projeto envolve todo o corpo discente e docente de uma escola.
O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece efetivamente o desenvolvimento do trabalho e há uma nova visão educacional ao considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrado a outros espaços de produção e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade.
O currículo é um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas. Geralmente concretiza as intenções dos sistemas educacionais. Ele pode e deve ser aberto, flexível e geral de maneira que cada escola adapte à sua realidade.
Na unidade 4 estudamos a Prática Pedagógica e as Mídias Digitais. Assistimos a um vídeo onde o artista japonês Takagi Masakatsu utiliza formas geométricas simples e as anima, intercalando essas formas com filmagens editadas e trabalhadas em seu computador. A música e a imagem dialogam entre si no vídeo.
Também assistimos a um vídeo do artista brasileiro Mystery GuitarMan, ele utiliza uma webcam e um microfone conectados ao computador, balões e seu teclado. Depois de gravar as diferentes ‘vozes’ obtidas por meio de fricção nas extremidades dos balões, ele as editou e as colocou juntas em um mesmo vídeo, reproduzindo o tango “por Una Cabeza” de Carlos Gardel.
O vídeo Saltos nos tempo mostrou a sincronia entre os participantes e a atenção de cada um com relação à música para que todos estejam no mesmo ritmo. Ao navegar pelos vídeos e outras mídias, visitamos também vários sites e fizemos um pequeno relato sobre cada um. No blog fizemos um registro dos materiais que mais gostamos, incluindo links para os sites.
Assistimos também a uma entrevista com Lucas Ciavatta, que realiza um trabalho de maneira diferenciada, como se estivesse trabalhando com pessoas especiais. O seu trabalho começa de forma cautelosa e segue progressivamente até alcançar o seu objetivo. Ao ler o texto de Silvio P. Costa, fizemos um pequeno relato de sua pesquisa realizada em Florianópolis, que teve como objetivo descobrir como está sendo utilizada a mídia nas escolas.
No youtube escolhemos um tema relacionado com o que estamos trabalhando em sala de aula, fizemos uma síntese do assunto e postamos no blog. Os vídeos apresentados mostraram a realidade da nossa existência, como na época da escravidão com a chegada dos negros, falamos também sobre o desmatamento sem controle que prejudicam o nosso meio ambiente. E mostra também o trabalho da professora com a obra de arte, utilizando materiais didáticos pedagógicos da própria escola.



Relatório do uso da tecnologia na escola

Na nossa escola utilizamos o rádio, a televisão e o DVD. Os computadores foram instalados, mais o estabilizador estava com problema e foi substituído há pouco tempo. Nos ainda não começamos a utilizá-lo, eles ficam em uma sala de aula e isso também dificulta.
Trabalhamos com filme previamente escolhido e que contenha um conteúdo interessante. Após assistir discutimos o assunto é feito um trabalho com reescrita por exemplo.
Desenvolvemos um projeto com a música “Rosa Juvenil”, onde as crianças cantaram e dançaram, foi utilizado o rádio, o gravador, a maquina fotográfica e a filmagem.
Grupo:
Diana Ap. Latarulo de Jesus http://dianalatarulo.bloggspot.com
Maria Conceição de Paula Camargo http://camargopaula.blogspot.com
Maria Lúcia de Souza http://maryllusouza.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário